terça-feira, 14 de outubro de 2014

E se o tempo voltasse para trás?


Às vezes questiono-me sobre o que mudaria se o tempo voltasse para trás. Muita gente diz que não mudaria nada, que voltava a fazer tudo novamente “sem retirar ou acrescentar uma vírgula”. No meu ponto de vista, há sempre alguma coisa que fazíamos diferente, quer sejam apenas pequenas situações ou então factos ou atos mais restritos, não querendo em alguns casos apenas admitir que alteravam algo. Umas pessoas dizem isso por orgulho, outras porque defendem o facto de serem genuínas. No entanto, não se deixa de ser genuíno por admitir que se errou num determinado momento ou que até sem querer originou alguma situação desagradável. Até bem pelo contrário, ser genuíno é errar e admitir naturalmente. Não acredito que haja alguém que não mudasse nada.

Eu mudava. Evitava algumas situações que me puderam magoar. Se por um lado algumas ajudaram-me a crescer e a tornar-me mais responsável, outras nem por isso. Evitava algumas coisas que poderei ter dito e magoado outras pessoas e até mesmo voltava atrás em algumas decisões.

Há algo que eu não mudava: ser como sou, ou melhor tentar ser outra pessoa que na realidade não sou. Mudar para agradar outrem, isso não mudava, pois acho que devemos modificar-nos por nós e não pelos outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário