terça-feira, 7 de outubro de 2014

Emigração,uma realidade bem presente!


Somos milhões de portugueses a viverem no nosso país, contudo existem alguns milhões a viverem fora de Portugal.

Infelizmente, a emigração aumentou e tende a continuar a ser elevada nos próximos anos. Mas o que é que custará mais a quem deixa o nosso país? Ouvindo os depoimentos de vários emigrantes, o que se torna mias difícil é mesmo deixar a família e adaptarem-se a uma nova cultura, a novas rotinas e, muitas vezes, até mesmo a uma nova língua. Pergunto-me algumas vezes se esta realidade também não me irá acontecer, no entanto acho que não estaria preparado para abraçar um novo país e afastar-me, pelo menos fisicamente, da minha família, amigos e de Portugal. Se a nível profissional até pode ser positivo e muitas vezes a única solução, a nível pessoal é das decisões mais complicadas que podemos tomar.

Outro aspeto que desperta a minha atenção é a alegria dos emigrantes quando regressam a Portugal; alegria esta que se compreende. Eles dizem que mal passam a fronteira o sentimento muda, o cheiro modifica-se, as saudades viram um sonho…é contagiante a forma como falam do seu país.  Ao ouvi-los, chego mesmo à conclusão que talvez não repare, na maioria das vezes, no sortudo que sou em poder viver no país onde nasci!





Sem comentários:

Enviar um comentário